Operação Dissolutos é desencadeada em Sarandi
- 07/08/2025
- 0 Comentário(s)
Nesta quarta-feira, 06 de agosto, foi desencadeada em Sarandi a Operação Dissolutos, sob responsabilidade da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, vinculada ao DEIC – Departamento Estadual de Investigações Criminais, de Porto Alegre. Os agentes efetuaram prisões e apreensões.
Segundo a delegada Jeiselaure de Souza, a ação investiga uma organização criminosa, que atuaria na comercialização de peças automotivas, fruto de veículos supostamente roubados. Além das prisões, foram apreendidas armas, munições, joias e diversos documentos que poderão auxiliar no avanço da investigação. “Com objetivo de deixar que não haverá impunidade com relação a esses falsos registros de ocorrência. Hoje, aqui no município, foram aprendidos, portanto, em um dos mandados de busca e apreensão, armas, munição, joias, vários documentos. Portanto, nós temos três prisões, em flagrante e dois indivíduos presos”, afirmou ela.
A operação é resultado de uma investigação que apura um esquema de fraudes, envolvendo falsas comunicações de veículos. Os crimes teriam objetivo de recebimento indevido de valores, por meio de seguros e financiamentos. “Tem por objetivo desarticular um grupo criminoso, que tem como modus operandi, fazer o falso registros, as falsas comunicações de crimes de roubo, seja para receber o prêmio de indenização de seguro, ou não pagar um financiamento. Simulam uma situação de roubo de veículos e um braço desse grupo criminoso, justamente com relação à venda dessas peças desses veículos, que na verdade, nunca foram roubados. É um acordo feito entre a própria vítima, a pessoa que faz a intermediação deste contato, e a empresa, enfim, que acaba recebendo esse veículo, portanto, para revender as peças”, explicou.
A delegada revela ainda como exemplo das fraudes, uma “carcaça” de veículo encontrada no local vistoriado pela operação. “Neste veículo, por exemplo, ele foi supostamente roubado no munícipio de Viamão em 2024, e foi trazido antes mesmo do registro da vítima, e estava aqui no munícipio de Sarandi, conforme a gente tem a comprovação pelas imagens”. Afirmou ela.






















