Ex-zagueiro Lúcio é transferido para hospital no RS após sofrer queimaduras em acidente com lareira ecológica
- 22/05/2025
- 0 Comentário(s)

Lúcio, ex-zagueiro da seleção brasileira, foi transferido para o hospital Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, para continuar um tratamento médico após ter sofrido queimaduras em 18% do corpo em um acidente com uma lareira ecológica. A transferência ocorreu na quarta-feira (21).
“A decisão pela transferência foi tomada para maior conforto, permitindo que Lúcio esteja mais próximo de familiares, o que garantirá maior suporte pessoal neste momento. O tratamento, conduzido até aqui com segurança e eficácia por uma equipe multiprofissional especializada em queimados, segue com boa evolução clínica”, divulgou a assessoria dela por meio de uma nota (leia a íntegra da nota abaixo).
Lúcio estava internado em um hospital particular de Brasília desde 15 de maio “sob cuidados intensivos” e passou por dois procedimentos cirúrgicos (leia, abaixo, a nota do hospital).
As queimaduras do ex-capitão foram provocadas por um acidente em casa. Lúcio estaria mexendo em uma lareira ecológica que explodiu. O acidente aconteceu uma semana após ele comemorar o aniversário de 47 anos, no dia 8 de maio.
🔎 Lareira ecológica: também conhecida como lareira a álcool ou biolareira, ela funciona a partir da queima de álcool, produzindo chamas reais, sem gerar fumaça ou resíduos. Ela não exige chaminé ou dutos, o que facilita a instalação em ambientes residenciais (veja abaixo cuidados com a lareira).
Na terça-feira (20), o ex-jogador publicou em uma rede social uma foto no hospital, ao lado da esposa. Ele aparece com a cabeça, os braços e as pernas enfaixados e andando em um corredor. No texto, Lúcio citou um salmo da Bíblia (veja imagem acima).
Segundo a última atualização do estado de saúde de Lúcio, enviada pela assessoria do ex-jogador, ele está estável.
“Seu estado de saúde é estável, e ele permanece sob cuidados intensivos, seguindo todos os protocolos indicados para sua plena recuperação”, diz a nota.
Cuidados com lareira ecológica
Alguns cuidados são importantes no uso de lareiras ecológicas, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Veja algumas recomendações:
- ler atentamente o manual de instruções da lareira ecológica, e pedir ao vendedor informação sobre a forma correta de utilizar o equipamento
- a reposição do álcool nunca pode ocorrer com a lareira acessa, mesmo se não houver chamas
- aguardar que a lareira esfrie, por pelo menos 40 a 50 minutos, para a reposição do líquido
- é preciso que o local de uso seja arejado
- como é um equipamento doméstico que utiliza um líquido altamente inflamável, deve-se ter cuidado redobrado no seu manuseio, evitando, quando do acendimento, que crianças, animais ou pessoas fiquem próximas
- o reacendimento nunca deve ocorrer com o equipamento quente, pois, poderá provocar uma explosão
Nota da assessoria de Lúcio
“A família de Lúcio, ex-zagueiro da Seleção Brasileira de Futebol, informa que, nesta quarta-feira (21), ele foi transferido do Hospital Brasília, da Rede Américas, para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde dará continuidade ao seu tratamento.
A decisão pela transferência foi tomada para maior conforto, permitindo que Lúcio esteja mais próximo de familiares, o que garantirá maior suporte pessoal neste momento. O tratamento, conduzido até aqui com segurança e eficácia por uma equipe multiprofissional especializada em queimados, segue com boa evolução clínica.
Agradecemos o cuidado e a dedicação dos profissionais do Hospital Brasília e reiteramos nossa confiança na continuidade da recuperação na Santa Casa de Porto Alegre.
Seguimos otimistas e unidos pela plena recuperação de Lúcio.
Agradecemos também as manifestações de carinho e apoio“.
Nota do hospital de Brasília
“O Hospital Brasília, da Rede Américas, informa que, a pedido da família, Lúcio, ex-zagueiro da Seleção Brasileira de Futebol, foi transferido nesta quarta (21) para um hospital em Porto Alegre, cidade onde residem parentes e ele poderá contar com maior suporte pessoal neste momento. O tratamento transcorreu de forma segura e eficaz, com apoio de equipe multiprofissional especializada em queimados. A transferência ocorreu por conveniência e conforto da família e do paciente, que segue com boa evolução clínica. O Hospital reforça o desejo da sua plena recuperação“.