Caso de disparo que atingiu jovem no parque de exposições gera indignação

  • 26/08/2024
  • 0 Comentário(s)

Caso de disparo que atingiu jovem no parque de exposições gera indignação

No último domingo, 22, durante uma etapa de vôlei misto do Circuito Sesc no Parque de Exposições de Palmeira das Missões, Tainá Fick Noshang, de 21 anos, e seu namorado, Eduardo Rubin Prestes, foram surpreendidos por um disparo de arma de fogo enquanto caminhavam perto do lago do parque. Tainá foi atingida e precisou ser hospitalizada. Segundo informações recebidas pela Tribuna da Produção, o disparo teria partido da segurança do parque, embora a polícia ainda não tenha confirmado oficialmente a identidade do responsável.

A Polícia Civil foi informada por meio do registro policial n° 2990/2024/151601 e iniciou diligências preliminares imediatamente. Os investigados se apresentaram à Autoridade Policial, foram interrogados e entregaram o armamento. As investigações, que apontam para disparo negligente durante o manuseio da arma de fogo, ainda estão em andamento, incluindo perícias e oitivas. O caso está próximo de ser encerrado pela Polícia Civil e mais informações serão divulgadas após o término do Inquérito Policial.

Nesta matéria, Eduardo Prestes compartilha detalhes do incidente, o estado de saúde de Tainá, os procedimentos legais em andamento e agradecimentos a todos que prestaram apoio, com o suporte de seu advogado, Dr. Tiago Baptistela. Confira a entrevista abaixo.

1. Como, de fato, ocorreu o incidente?

Estávamos em Palmeira das Missões, no ginásio de esportes do Parque de Exposições, para a etapa de vôlei misto do Circuito Sesc. Após jogarmos nosso segundo jogo e enquanto aguardávamos o próximo, decidimos sair do ginásio, pois estava muito quente. Como já havíamos participado de um torneio misto alguns meses atrás, sabíamos que havia um lago com alguns patos e peixes, e resolvemos ir lá sentar na sombra para pegar um vento.

Saímos do ginásio, subimos a rampa até a rua do parque e fomos andando para a direita. Andamos até o final dessa rua, onde se encontra a guarita da Guarda Municipal. Dobramos à esquerda em direção aos bancos em frente ao lago. Depois de alguns metros andando em direção aos bancos, ouvi um estampido. No mesmo instante, Tainá pôs a mão nas costas e disse que estava doendo muito. Quis acreditar que alguém teria soltado um rojão e uma pedra havia voado nela.

Quando ela retirou a mão do corpo, vi sangue e percebi que havia sido um tiro. Corri imediatamente para a guarita dos guardas, que ficava logo atrás de nós, e comecei a perguntar por que estavam atirando no parque e que minha namorada havia sido atingida. No momento, eles se fizeram de desentendidos e nem o barulho mencionaram.

Corri de volta para ela. Ela estava em pé, então pedi se podia caminhar e ela disse que não. Vi algumas pessoas que estavam passando por ali se aproximarem dela, preocupadas com o que havia acontecido. Saí correndo para o ginásio para pedir socorro à nossa amiga Laura, nossa colega de time, para pegar o carro e ir lá o quanto antes para levá-la ao hospital.

Quando chegamos onde Tainá estava, ela estava deitada no chão, mas ainda consciente. Então decidimos ligar para o SAMU para buscá-la e levá-la ao hospital. Tudo isso foi muito inacreditável; de tudo que pudesse acontecer, levar um tiro seria a última coisa que eu poderia imaginar, especialmente por estarmos caminhando em um parque do município, onde era para ser seguro e onde havia famílias e crianças brincando.

Participo do Jergs das etapas em Palmeira das Missões desde que tinha 14 anos. Sempre foram no ginásio do Parque de Exposições e também já participei de outros torneios de vôlei lá. Saber que aquele era para ser um local seguro para qualquer um, independentemente da situação, torna inadmissível o fato de ter ocorrido um incidente como este.

2. Qual é o estado de saúde da Tainá? Será necessária uma cirurgia? Ela ainda está hospitalizada? Se sim, em qual hospital?

O estado de saúde da Tainá está estável e melhorando a cada dia. Ela está hospitalizada em Santa Rosa, no Hospital Vida e Saúde. A bala está alojada no fígado e, segundo a equipe médica, no estado atual de evolução não é recomendada a cirurgia de remoção, pois a cirurgia ofereceria mais riscos a ela do que a lesão causada pela bala.

3. Quais são os procedimentos legais que serão adotados a partir de agora?

Eu (Eduardo), juntamente com meu advogado, Dr. Tiago Baptistela, estamos acompanhando o andamento das investigações realizadas pela Polícia Civil e fazendo os levantamentos necessários de provas e documentos para auxiliar na responsabilização criminal e civil. A Dra. Laurete Fick, que representa a Tainá e sua família, também está envolvida. No momento oportuno, será avaliado se será proposta a responsabilização de todas as partes responsáveis.

4. Qual é a expectativa em relação ao andamento do processo?

O que aconteceu não pode se repetir em um espaço público onde famílias circulam e eventos do município ocorrem. A bala que atingiu Tainá poderia ter matado ela, a mim ou qualquer outra pessoa no parque, inclusive uma criança, e hoje estaríamos lamentando a perda de uma vida. O ocorrido não afetou apenas Tainá, mas repercutiu em toda a sociedade de Palmeira das Missões. O caso não pode ficar impune; os responsáveis devem ser punidos e responsabilizados.

5. Agradecimentos e apoio do Sesc

Agradecemos a Alisson Gambin, organizador da etapa dos jogos em Palmeira das Missões, que ajudou no momento do acontecimento e assumiu o compromisso, junto com o Sesc, de nos dar todo o suporte possível, incluindo custos de hotel e outros gastos. Ele se preocupou com a saúde de Tainá, ajudou a trazer seus pais para Palmeira das Missões e deu todo o apoio necessário, mesmo não sendo responsabilidade dele ou do Sesc.

Agradecemos também ao diretor do Sesc, Adriano Couto, que se deslocou rapidamente de Carazinho em um domingo à tarde para lidar com a situação e nos oferecer todo o suporte necessário, desde me esperar no hospital após Tainá ser levada para a UTI até me pagar um lanche, levar-me para o hotel e, quando os pais dela chegaram, levá-los ao hospital, esperar por eles e trazê-los de volta ao hotel, mesmo tarde da noite. Mesmo depois da transferência de Tainá para outra cidade, garantiram que qualquer coisa que precisássemos, eles estariam disponíveis para ajudar. Lembro-me da frase que Alisson me disse quando me ligou perguntando sobre a transferência. “Não é porque ela foi transferida para outra cidade que vamos abandoná-la e abandonar vocês”.

Meus profundos e sinceros agradecimentos a essas duas pessoas que foram essenciais para que tudo tenha ocorrido bem até aqui.

Agradecimentos gerais

Também quero expressar meu profundo agradecimento a todas as pessoas que estavam no local do acontecimento e fizeram o possível para ajudar. Principalmente ao nosso time, que é muito mais que isso, somos uma família, e ajudaram o máximo que puderam, torcendo para a melhora de Tainá e oferecendo apoio e suporte a todo momento. Agradeço ainda às pessoas anônimas que estavam passando por lá e se preocuparam em prestar os primeiros socorros e chamar as autoridades competentes para socorrer Tainá.

Tudo isso foi de extrema importância para que ela esteja bem agora e continue se recuperando desse terrível acontecimento.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Palmeira das Missões para obter esclarecimentos sobre o ocorrido. Foram feitos questionamentos sobre as medidas de segurança adotadas e a formação dos profissionais responsáveis pela vigilância no local. Em resposta, a Administração Municipal enviou apenas uma nota oficial, sem fornecer informações detalhadas ou esclarecer as dúvidas levantadas. Confira a nota abaixo.

“A Administração Municipal de Palmeira das Missões, esclarece o acontecimento do último domingo, onde uma jovem foi atingida por um disparo no Parque Municipal de Exposições.

Durante o ocorrido, o Prefeito Evandro Massing, o Vice-Prefeito Regis Lorenzoni e do Secretário Adjunto de Administração Leandro Ribeiro Manfio, acompanharam de perto a situação e garantiu todo o suporte necessário para que a jovem atingida recebesse o melhor atendimento de saúde possível.

O SESC também contribuiu com a cobertura das despesas de hospedagem dos familiares da jogadora, e a Administração Municipal disponibilizou um veículo para transportar a família da jovem, que reside em Santo Cristo.

Para auxiliar nas investigações, as imagens das câmeras de segurança do Parque Municipal foram entregues à Brigada Militar, que está conduzindo as apurações sobre o ocorrido. A Administração Municipal está colaborando integralmente com as autoridades para garantir que todos os fatos sejam esclarecidos e que a segurança da comunidade seja preservada”.

Fonte: Jornal Tribuna da Produção


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Fala seu pedido Musical

Top 5

top1
1. Leão

Marilia Mendonça

top2
2. Te amar foi um erro

Ataide & Alexandre

top3
3. Sujeito Homem

Guilherme & Benuto

top4
4. Narcisista

Maraia & Maraisa

top5
5. Pinga/Farra e Foguete

Bruno & Barreto

Anunciantes