Controladores de velocidade serão reinstalados a partir de setembro nas rodovias federais
- 23/08/2024
- 0 Comentário(s)
Os controladores eletrônicos de velocidade nas rodovias federais do Rio Grande do Sul começarão a ser reinstalados a partir de setembro. As informações foram confirmadas à Rádio Alto Uruguai pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Conforme o órgão, os contratos foram encerrados no estado no mês de maio.
A nova contratação realizada pela autarquia, com a mesma finalidade, teve início da vigência no dia 10 de abril deste ano. Entretanto, segundo o DNIT, “existem etapas que precedem a efetiva operação do controlador eletrônico de velocidade, como a elaboração dos estudos de viabilidade e técnico, bem como a sua aferição pelo Inmetro”.
Considerando o cronograma previsto em edital, “todos os pontos de controle eletrônico de velocidade previstos deverão estar em funcionamento entre setembro de 2024 e setembro de 2025, escalonados ao longo do tempo”. O departamento ressalta que o estado de calamidade do estado poderá afetar os prazos contratuais previstos em algumas localidades afetadas.
Ao todo, haviam 298 faixas monitoradas no contrato finalizado. O novo contrato prevê o monitoramento de 348 faixas. O contrato está em fase de estudo das localidades e quais serão descontinuadas (se houver) e quais novas serão adicionadas. Parte dos controladores de velocidade distribuídos ao longo da BR-285 devem voltar a operar já a partir do mês que vem.
Na BR-285 eram 41 pontos com controladores de velocidade, dispostos entre as cidades de São Luiz Gonzaga, na Região Noroeste, e Bom Jesus, na Serra. Dos pontos que constavam no antigo contrato, ao menos 40 serão mantidos, com adição de mais quatro novos.
Fonte: Rádio Alto Uruguai






















